Mito x Verdade

“Quando se trata da saúde dos olhos, bem como em diversos aspectos da vida, é comum ouvirmos inúmeras recomendações sobre o que deve ou não ser feito no sentido de melhorar ou preservar a visão. As dicas vão desde alimentação, passando por utilização correta ou incorreta de óculos até palpites sobre melhores tratamentos para problemas de refração.

Esse excesso de informações, quando não acompanhadas da orientação do oftalmologista, acaba gerando uma série de dúvidas. Pensando nisso, reunimos alguns mitos e verdades sobre os cuidados com a saúde ocular:

  • Quem força a visão necessitará de óculos? MITO. Na maioria dos casos, a dificuldade na leitura não é causa dos erros de refração (ou grau), é uma consequência deles.
  • Dor de cabeça pode ser sinal de miopia? VERDADE. Porém, é importante entender que as dores de cabeça por causas oftalmológicas têm características próprias e se resolvem com a correção do grau por óculos, lentes de contato ou cirurgia.
  • Quem tem astigmatismo não pode usar lentes de contato? MITO. As lentes de contato são capazes de corrigir a grande maioria dos astigmatismos, porém devem ser adaptadas por um médico.
  • Usar óculos de outra pessoa prejudica a visão? VERDADE. Cada um possui sua própria anatomia do olho, daí a necessidade de as receitas serem individuais. Ao usar óculos de outras pessoas, você poderá induzir alterações na musculatura intraocular (processo acomodativo) e apresentar sintomas como tonturas, dor de cabeça e embaçamento visual.
  • Usar óculos continuamente faz o grau aumentar ou diminuir. MITO. Isso não interfere na evolução dos erros de refração, como miopia e astigmatismo.”

FONTE: Revista Veja Bem. Publicação do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. vol. 18, ano 6, 2018. p. 29-30.