Ceratocone

Ceratocone (do Grego: kerato- chifre, córnea; e konos cone), é uma doença não-inflamatória, progressiva,  na qual mudanças estruturais na córnea a tornam mais fina e modificam sua curvatura normal para um formato mais cônico.

Este fenômeno de protrusão da área corneana afinada é chamado de ectasia (distensão) corneana. Esta córnea mais afinada e protusa possui sua biomecânica alterada, ou seja, é menos resistente e mais maleável  e elástica que o normal.

A principal consequência do ceratocone é a diminuição da visão, devido ao astigmatismo irregular que ocasiona (distorção da imagem causada pela alteração da curvatura normal da córnea). Visão borrada, imagens fantasmas, sensibilidade à luz e presença de halos noturnos são os principais sintomas relatados pelos pacientes.

Existem inúmeros tratamentos que podem ser utilizados em pacientes com ceratocone, tudo depende do quão avançado que está o problema. Os tratamentos podem variar de óculos, lentes de contato, até cirurgias (como implantes de anel intraestromal/anel de Ferrara ou transplantes).

Um acompanhamento oftalmológico rigoroso, com exames subsidiários é fundamental, uma vez que se o problema estiver evoluindo, existem procedimentos como o crosslinking do colágeno corneano, que podem ser utilizados.

Nunca deixe de visitar regularmente seu oftalmologista, em especial se é portador de ceratocone! O acompanhamento adequado pode ser a chave para melhorar a visão!