Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste parte do olho (a região esbranquiçada) e o interior das pálpebras. Pode afetar os dois olhos e a duração da conjuntivite é variável e não costuma deixar sequelas. Existem várias causas: alergia, irritação ou infecção e cada uma delas necessita de tratamento específico. O olho torna-se vermelho, inchado, lacrimejante, com sensação de corpo estranho e às vezes com secreção e coceira.

Infecciosa

A conjuntivite infecciosa é transmitida mais freqüentemente por vírus, mas também pode ser causada por fungos ou bactérias e tende a ser contagiosa. O contágio se dá, nesse caso, pelo contato. Assim, uso de objetos contaminados, contato direto com pessoas infectadas ou até mesmo pela água da piscina são formas de se contrair esse tipo de conjuntivite.

A conjuntivite viral é muito comum em escolas, locais de trabalho, consultórios médicos, ou seja, todo local fechado com contato íntimo entre pessoas. O tratamento consiste na utilização de compressas geladas sobre as pálpebras, anti-inflamatórios e lágrimas artificiais tópicas. A propagação do vírus dura até 14 dias após o início dos sintomas.

A conjuntivite bacteriana caracteriza-se por ser purulenta. Este tipo é tratado com antibióticos tópicos. Por outro lado, a conjuntivite fúngica é a forma mais rara apresentação. Geralmente advém de um trauma com madeira ou vegetal nos olhos ou em usuários de lentes de contato.

Alérgica

A conjuntivite alérgica é aquela que ocorre em pessoas predispostas a alergias (rinite, asma, dermatite ou bronquite) e geralmente nos dois olhos. Esse tipo de conjuntivite não é contagiosa. Caracteriza-se por coceira e inchaço nas pálpebras. Pode ter períodos de melhoras e reincidências, sendo importante a descoberta da causa. É tratada com colírios anti-alérgicos e compressas geladas.

Medidas de prevenção e controle

Lavar as mãos frequentemente, evitar aglomerações, evitar piscinas, lavar com frequência o rosto e as mãos, não coçar os olhos, trocar diariamente toalhas de rosto e roupa de cama, não compartilhar o uso de rímel/delineadores ou de qualquer outro produto de beleza, evitar contato direto com outras pessoas, não ficar em ambientes onde há bebês, não usar lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite, evitar exposição excessiva à luz pois essa pode fazer com que o olho contaminado venha a doer mais.

Tratamento

Para melhor diagnosticar a causa da conjuntivite é aconselhável a ida a um oftalmologista. Ele irá avaliar e prescrever o tratamento adequado. Quando for utilizar os colírios prescritos é aconselhável não tocar com o frasco no olho, para evitar contaminação do colírio. Compressas geladas com água mineral e gaze são usadas para alívio dos sintomas, água boricada não é mais indicada atualmente.