O Diabetes e a Visão

Diabetes é uma doença crônica que ocorre devido a uma deficiência do corpo em absorver a glicose (açúcar) presente no sangue. Em uma pessoa normal, um hormônio chamado insulina regula a quantidade de açúcar no sangue promovendo sua absorção, mas em pessoas com diabetes, esse hormônio é produzido de forma insuficiente ou não é corretamente utilizado pelo organismo. Assim, ocorre um aumento dos níveis circulantes de açúcar, o que pode acarretar sérios danos em vários órgãos e sistemas do corpo humano.

Segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 220 milhões de pessoas são atualmente afetadas pelo diabetes melito (DM), sendo que esse número pode duplicar até 2030.

Em geral, o diabetes pode ser classificado em tipo 1 e tipo 2. O primeiro tipo é caracterizado pela deficiência na produção de insulina pelo organismo, levando a necessidade da aplicação diária de insulina. O tipo 2 ocorre pela incapacidade da insulina em exercer adequadamente seus efeitos e corresponde a cerca de 90% dos casos de diabetes.

O diabetes se caracteriza por um estado de altas taxas de açúcar em jejum e a suspeita da doença ocorre com o aparecimento de alguns sintomas como: urina em excesso, sede, fome constante, perda de peso, alterações visuais e fraqueza. Além das complicações normalmente atribuídas à doença, com sérios danos no coração, vasos sanguíneos, olhos, rins e nervos.

O diagnóstico pode ser confirmado através de um simples exame de sangue que mede o açúcar circulante e o tratamento, com insulina e/ou hipoglicemiante oral, depende do tipo de diabetes e do controle da taxa de glicemia no sangue. Ressalta-se ainda, a necessidade do controle da hipertensão arterial sistêmica, dieta, exercícios físicos e o risco do tabagismo.